Rio de Janeiro, taxa de homicídios com número inferior em relação ao ano anterior.

   No estado do Rio de Janeiro, dados populacionais antigos permitiram a divulgação de taxa de homicídios com número inferior em relação ao ano anterior.

Usando tais dados, o instituto de Segurança Pública apresentou índice de 34,6 homicídios a cada 100 mil habitantes em 2009, o que configura a menor taxa da história. Entretanto, utilizando-se a estimativa populacional do IBGE, calculada em 2008, o índice é de 36,2, dois décimos acima do ano anterior.

O IBGE faz suas projeções de população com base nos censos demográficos, contagem populacional e em pesquisas anuais. Já o ISP fez sua própria estimativa em 2002, baseando-se no Censo de 2000 e na Contagem Populacional de 1996. Esta é a causa da diferença numérica.

É comum os dados apresentados pelos diversos organismos serem divergentes. No Estado de São Paulo a Secretaria da Segurança Pública utiliza-se de cálculos da Fundação Seade, que utiliza método próprio.

Entretanto, para o cálculo de repasses de verbas federais a municípios e Estados ligadas ao tamanho da população são utilizados dados do IBGE.

Para o ISP, a projeção não foi atualizada por decidir-se aguardar o Censo de 2010.


APEV - Associação pela Paz e Estudos da Violência
Endereço: Rua Itacolomi, 333
Conj. 61/64 - São Paulo/SP