Objetvo geral

  O objetivo da APEV é atuar na prevenção primária da violência.

Na primeira etapa estão sendo desenvolvidos estudos das causas que geram a violência. Para tanto, conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais. Pressupõem-se que, assim como há uma variação quantitativa da capacidade intelectual, haveria uma variação quantitativa de afeto, bem como da agressividade. Durante o desenvolvimento, essas variações se apresentariam com características específicas em cada fase. O questionamento que se impõe é o quanto poderia ser a violência - expressão destrutiva da agressividade - conseqüência destas variações (por exemplo: uma agressividade muito intensa e uma quantidade de afeto muito pequena), não por elas em si, mas em função de circunstâncias ambientais,multifatoriais, ligadas à história de vida das pessoas.

Numa segunda etapa, nosso enfoque estará voltado para a interação relacional entre pais, professores ou quem delas cuidam e crianças de até o sexto ano de vida, para avaliação do quanto que dessa interação, se adequada ou não, resultará o destino, presente e/ou futuro, da expressão construtiva ou destrutiva da agressividade (violência), e quanto que esse destino estaria relacionado com as variações quantitativas de afeto e agressividade envolvidos nas referidas interações relacionais.

É sabido que o ser humano durante seu desenvolvimento, passa por sucessivas fases, pré determinadas geneticamente. Em cada fase, os processos intelectuais e afetivos são típicos, bem como há a predominância de necessidades e formas particulares de gratificação das mesmas. A referida interação relacional, implica numa relação adequada a cada fase por que passa a criança em seu desenvolvimento, já que a mesma não é um adulto em miniatura, como foi tida por muito tempo.

Com essas ações a APEV espera atender o seu objetivo, ou seja, contribuir para a prevenção da violência.


APEV - Associação pela Paz e Estudos da Violência
Endereço: Rua Itacolomi, 333
Conj. 61/64 - São Paulo/SP